Montessori e as funções executivas

Neste momento em que todo o mundo passa por uma situação complicada e sem precedentes, uma das poucas certezas que temos é que seremos afetados, mas também sabemos que o COVID-19 vai passar, como tudo neste mundo passa. Alguns aspectos da nossa vida jamais serão os mesmos, mas outros sim serão, e com estes iremos colocar toda força do nosso amor e todo o nosso esforço para triunfar. O desejo humano de alcançar uma vida plena, ética, com o potencial de melhorar o mundo para nossas crianças e para todos, vai prevalecer assim como o amor à vida e o desenvolvimento dos nossos filhos.

Pais e educadores querem e trabalham para o triunfo das crianças! Este pode ser alcançado com a formação de habilidades como por exemplo, excelência acadêmica, boa performance atlética, relacionamentos sociais positivos e ética no trabalho.



O método Montessori é baseado em desenvolver as funções executivas nas

crianças, como por exemplo memória funcional, pensamento crítico e autocontrole.


Escolhas – poder de decisão – interesse no trabalho: A capacidade de fazer boas escolhas é mais preditiva de sucesso do que boas notas. Esta capacidade é regida por funções executivas usando memória funcional para lembrar dos fatores necessários, pensamento crítico para avaliar as consequências, e autocontrole de fazer o que é ético ao invés de fazer sua própria vontade, ou seja, seguir o caminho mais fácil ao invés do caminho certo.


Concentração - foco - repetição: quando a criança se interessa em uma atividade e pode trabalhar sem ser interrompida, ou seja, ela tem o tempo e os recursos necessários para completar o ciclo de trabalho, observamos o crescer da sua autoconfiança e das suas habilidades acadêmicas. Quanto mais interesse maior o auto aperfeiçoamento e a certeza de que esta atividade está conectada com o período sensível de desenvolvimento daquela criança. O aprendizado real está acontecendo e a criança está desenvolvendo a memória funcional, o pensamento crítico e o autocontrole.


As crianças trabalham porque ficam fascinadas com as experiências de seu próprio desenvolvimento e com as excelentes novas informações que lhes são apresentadas em formatos práticos que podem ser facilmente assimilados.

Utilize esse conhecimento e coloque em prática com a sua criança, promovendo oportunidades de escolhas, de concentração e de novos conhecimentos.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Clover Montessori @ home. Orgulhosamente criado com Wix.com